Usuarios Online

Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Inscrições para Exame de Proficiência seguem até dia 12

A Assessoria de Relações Internacionais do IFRN, através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), está com inscrições abertas para Exame de Proficiência 05/2013, Língua Espanhola e Língua Inglesa. Os interessados podem se inscrever até 12 de maio através de link disponibilizado na página da Proex. Antes de se inscrever, é necessário o candidato realizar depósito bancário conforme  instruções abaixo.
  •  depositar o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), para realizar proficiência em uma língua, ou R$ 100,00 (cem reais), para realizar proficiência em duas línguas, na conta abaixo descrita:
Depósito em favor da FUNCERN
Caixa Econômica Federal
Agência: 1406
OP: 003 | C/C: 329-2
CNPJ: 028522770001-78
  • após realizar o depósito, preencher o Formulário de Inscrição para o exame até as 23h55min do última dia de inscrições (12/05).
O Exame de proficiência 05/2013 será realizado dia 23 de maio, a partir das 13h, em local a ser divulgado posteriormente aos inscritos. Os candidatos devem comparecer ao local combinado com 30 minutos de antecedência da hora marcada, portando documento de identificação com foto e o comprovante original de depósito.
O teste é oferecido todos os meses pela Assessoria de Relações Internacionais do IFRN e tem o objetivo de comprovar a proficiência em leitura e em compreensão de textos para candidatos a programas de mestrado e doutorado em universidades brasileiras que aceitam o teste.
É vetado o uso de dicionários para a realização das provas. O resultado final do teste será publicado na página do Exame de Proficiência 03/2013. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Relações Internacionais através dos números 4005-0771 (Marcelo Camilo) e 4005-0779 (Isis Lima) ou envie e-mail para marcelo.camilo@ifrn.edu.br.

IFRN

Reapresentação com treinamento leve no CT

O elenco abecedista voltou aos treinamentos na tarde desta quinta-feira (9), no CT Alberi Ferreira de Matos, após a grande vitória sobre o Sport/PE, no primeiro confronto da segunda fase da Copa do Brasil, e iniciou os preparativos para o jogo da volta, marcado para o dia 22, no estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE).
O grupo foi dividido para a realização da atividade. Os jogadores que atuaram por mais de um tempo diante do Rubro-negro pernambucano fizeram um treino regenerativo com o preparador físico Ranielle Ribeiro. Os atletas participaram de uma atividade de flexibilidade, seguido de um trabalho aeróbio através de uma leve corrida no campo do CT.
O restante do elenco treinou normalmente e sob o comando do auxiliar técnico, Alessandro Telles, com a supervisão do treinador, Paulo Porto, realizou um treinamento coletivo. A grande novidade foi a participação do lateral-direito Raulen, que vai se recuperando e intensificando os treinamentos para recuperar o condicionamento
O volante Edson fez um treino físico em separado, assim como, o volante Mateus, recém-contratado. O lateral Alexandre não treinou e ficou em tratamento com os médicos e fisioterapeutas alvinegros.
Os jogadores foram liberados após a movimentação e voltarão aos treinos nesta sexta-feira (10), quando trabalharão nos dois períodos. 

 FONTE: SITE DO ABC FC

Delegado empresta colete para Antonelli gravar as cenas finais de Helô, em 'Salve Jorge'

Giovanna Antonelli em cena de 'Salve Jorge' (Foto: Frederico Rozário/TV Globo) 
Giovanna Antonelli em cena de 'Salve Jorge' (Foto: Frederico Rozário/TV Globo)
 
O delegado federal Luciano Dornelas, de Goiás, visitou os estúdios de “Salve Jorge”. Dornelas investiga o tráfico de mulheres e foi colaborador de Gloria Perez na construção da trama.
Ele emprestou seu colete de trabalho, que será usado pela delegada Helô (Giovanna Antonelli) nas cenas finais da novela.

PATRICIA KOGUT

Doença que destrói mandioca pode levar milhões à fome

'Estamos enfrentando uma tragédia humana', diz o pesquisador Calir Hershey a respeito de uma doença que tem o potencial de ameaçar a subsistência de 300 milhões de pessoas na África.
Não se trata de uma pandemia, mas, ainda assim, é algo que pode ter consequências devastadoras à humanidade.
A doença do listrado castanho da mandioca, ou CBSD (Cassava Brown Streak Disease, em inglês), avança a taxas alarmantes no oeste da África e, segundo especialistas, pode também afetar a América Latina.
Depois do milho e do arroz, a mandioca é a fonte de energia nutritiva mais importante do mundo. Na África, alimenta e garante a renda de 300 milhões de pessoas.
Ainda que tenha origem latino-americana, seu cultivo foi promovido durante anos no continente africano como uma fonte de nutrição segura, por sua tolerância a secas e a solos pouco férteis.

'Desastroso'
Agora, porém, especialistas advertem que a doença do listrado castanho, provocada por um vírus, pode resultar em quedas de 50% na produção de mandioca na África, com consequências fatais.
'Já há estragos no leste africano, e (a doença) avança rumo ao oeste', disse Hershey à BBC Mundo. Ele é diretor do programa de pesquisas da mandioca no Centro Internacional de Agricultura Tropical, na Colômbia.
'Se (o vírus) alcançar os grandes países produtores do oeste da África, como Nigéria e Gana, será absolutamente desastroso' para milhões de famílias, agregou.
Deter esse avanço é justamente o motivo de uma conferência na Itália, nesta semana, que reuniu especialistas de todo o mundo.
Mas como impedir o avanço de um inimigo quase invisível?
Um câncer sem sintomas
A doença foi descoberta em 1935, na costa leste da África, e durante várias décadas foi tratada como um problema menor.
Com o tempo, a propagação de cultivos da mandioca e o desenvolvimento de novas linhagens mais agressivas do vírus, o problema foi se agravando.
Um dos grandes problemas do vírus é que os agricultores só percebem que sua plantação foi danificada quando já é tarde demais. Os sintomas só aparecem nas raízes, que é justamente o que é consumido.
'Só na colheita, quando a raiz é cortada, é possível notar partes podres. Em casos severos, toda a raiz está podre, completamente inutilizável', afirmou Hershey.
Atualmente, nenhuma das variedades da mandioca é resistente ao listrado castanho, explicou ele. 'No momento, há poucos mecanismos ou práticas conhecidas para controlar o vírus.'
Perigo para a América Latina
O vírus é transmitido por uma mosca branca, e o aumento das temperaturas globais propiciou o aumento da população desses insetos.
Segundo Hershey, os especialistas do setor estão 'bastante preocupados' com a possibilidade de a doença chegar à América Latina - apesar de rígidas regras de quarentena ao transporte de sementes de mandioca, ou de qualquer outra semente.
'Mas há gente que leva sementes em malas, então nunca se sabe', disse ele. 'Isso é uma grande fonte de preocupação para nós, e queremos tomar medidas preventivas para que, se a doença chegar, estejamos preparados.'
No momento, o risco não parece alto, já que a mosca transmissora não é vista em plantações latino-americanas.
Mas os especialistas detectaram a presença do inseto no Caribe, mostrando que ela tem o potencial de chegar às zonas produtivas na América do Sul, como Brasil, Paraguai e Colômbia.
'Temos que supervisionar os movimentos tanto do vírus como do inseto. É preciso estar muito atento a isso', concluiu Hershey.

R7

HORÓSCOPO: confira as previsões astrais para esta sexta-feira, dia 10/05!!!

  • Signo Áries - 21/03 a 20/04 - Regente: Marte Hoje deve ficar ainda mais claro que estabilidade não tem nada a ver com inércia, porque o estímulo à comunicação e ao movimento tende a aumentar. Isso significa que, para conquistar a tão estimada segurança, você tem que ficar mais produtiva.
  • Signo Touro - 21/04 a 20/05 - Regente: Vênus Eclipses significam reviravoltas, e essa é uma ideia desconfortável para você, que aprecia a estabilidade. Porém, a vida é complexa e, às vezes, para encontrar segurança é preciso mudar um monte de coisas e passar por um período de insegurança e incerteza. Acredite, você sobreviverá.
  • Signo Gêmeos - 21/05 a 20/06 - Regente: Mercúrio Aproveite o eclipse como uma oportunidade oferecida pelo universo para adquirir mais consciência. Quando a Lua ingressar seu signo, você se sentirá mais confortável, possivelmente menos angustiada. Mas ainda há um longo caminho pela frente até o seu ano novo pessoal.
  • Signo Câncer - 21/06 a 22/07 - Regente: Lua O eclipse de ontem teve a ver com seu desenvolvimento afetivo e social, mas a Lua que ingressa Gêmeos hoje te puxa para dentro de si. Mas procure fazer diferente do costume e, ao invés de se esconder, procure encontrar-se no meio da multidão.
  • Signo Leão - 23/07 a 22/08 - Regente: Sol Bom dia para exercitar sua desenvoltura social, ou seja, a simpatia, mostrando que você merece o sucesso porque além de talentosa, é gente boa. Porque, na boa, uma atitude arrogante e blasé do tipo “sou uma estrela” está muito fora de moda. Mais amor, por favor.
  • Signo Virgem - 23/08 a 22/09 - Regente: Mercúrio À medida que seu caminho vai ficando mais claro, consequentemente aumenta sua autoconfiança e assim você assume seu papel perante o mundo (ou seja, sua vocação) com mais propriedade. Seu trabalho vai se expandir na mesma medida que sua consciência.
  • Signo Libra - 23/09 a 22/10 - Regente: Vênus Você já enxerga a luz no fim do túnel porque é um ser pensante antes de ser emocional, então já analisou toda a situação, fez as naturais associações e correspondências e começa a vislumbrar o sentido da coisa. Siga em frente, caminhando, sempre.
  • Signo Escorpião - 23/10 a 21/11 - Regente: Plutão Assumir compromissos afetivos é mais do que simplesmente afirmar algumas palavrinhas. As palavras podem ser vazias de sentimento, as palavras podem ser superficiais. Assumir compromissos implica uma dedicação íntima.
  • Signo Sagitário - 22/11 a 21/12 - Regente: Júpiter A questão afetiva continua em aberto na sua vida. Quer dizer, você pode ter experimentado uma série se novos sentimentos e pode até estar amando, mas se você já parou para realmente refletir sobre o “formato” ideal para expressar esse sentimento ou para assumir uma relação, é outra história.
  • Signo Capricórnio - 22/12 a 20/01 - Regente: Saturno Se você é livre para ser quem é, por suposto também deve ter liberdade de agir... o que significa que enquadrar-se numa rígida rotina não é compatível com a liberdade. Todavia, você precisa de disciplina para criar. Será que consegue estabelecer uma rotina mais maleável e, ainda assim, produtiva?
  • Signo Aquário - 21/01 a 19/02 - Regente: Urano Como você já deve ter percebido, a segurança tem que vir de dentro de si, não pode ser projetada em nenhum lugar ou pessoa em particular, como sua casa, seu marido, seus pais, filhos. A segurança tem que estar dentro de si para você ser livre para transitar por aí.
  • Signo Peixes - 20/02 a 20/03 - Regente: Netuno Sim, você é uma pessoa superflexível, maleável, adaptável, chame do que quiser. Mas até você tem lá suas preferências, os temas que mais tocam seu coração, que têm prioridade na sua escala de interesses. Portanto, priorize-os.

Dono do Bar do Bino relata últimos momentos de criminalista executado


Por Paulo de Sousa 
 
Dono do bar desabafa: “jamais imaginei que isso aconteceria” (Foto: Paulo de Sousa) 
 
Ainda muito abalado, o proprietário do “Binos Bar”, Severino Terto da Silva, 60 anos, lembra das últimas palavras que ouviu do advogado criminalista Antônio Carlos de Oliveira Silva, 41 anos antes desse ser executado em seu estabelecimento na noite desta quinta-feira (9): “doutor, vou ali no banheiro”. Amigo de longo tempo do conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), o comerciante diz estar chocado com o assassinato. “Jamais imaginava que aconteceria algo assim”.
Severino da Silva conta que o advogado tinha chegado pouco tempo antes do ocorrido em seu bar, localizado à Avenida Lima e Silva, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, zona Oeste de Natal. Ele sequer se lembra se o criminalista chegou a tomar alguma cerveja. Segundo o proprietário do estabelecimento, Antônio Carlos tinha ido ao local para beber com um amigo. “Ele frequentava meu bar há quase oito anos. Era muito querido de nós todos”.
Por volta das 20h30, depois de cumprimentar o amigo, Severino Silva diz ter ido a outra mesa falar com uma mulher. Nesse momento, o advogado se levantou e foi ao banheiro do bar, que fica na lateral, na Rua Ary Barroso. Logo em seguida, o proprietário do estabelecimento diz ter ouvido os disparos. “Todo mundo correu para fora do bar e eu fui até o banheiro para ver o que era. Vi quando um homem vestido de preto e encapuzado correu até a outra esquina e entrou em um carro, que saiu em disparada”.
Ao entrar no banheiro de seu estabelecimento, Severino Silva viu a cena chocante: o advogado fora executado no local com sete tiros. Imediatamente a Polícia foi acionada e compareceu ao bar, mas ainda não localizou os suspeitos.
O proprietário do bar alega que Antônio Carlos jamais comentara sobre qualquer ameaça ou problema que vinha sofrendo nos últimos dias. “Ele, na verdade, era muito brincalhão e jamais demonstrou tensão entre nós”. Severino Silva não faz ideia do motivo do crime. “Ele era muito querido. Não dá para acreditar”.

PORTAL NO AR

Na abertura do Barrettão, América é massacrado pelo Furacão



Nominuto.com

ederson_09
A estreia no Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, foi um verdadeiro desastre. O time rubro natalense realizou a pior apresentação da temporada e foi massacrado pelo Atlético-PR por 6 a 2. A partida, válida pela segun fase da Copa do Brasil, jogo da ida, aconteceu na noite desta quinta-feira (8).
Éderson (duas vezes, na foto sendo abraçado), Felipe, Cleberson, Manoel e Douglas Coutinho construíram a goleada para o clube curitibano, enquanto Itamar e Daniel descontaram para os donos da casa.
A goleada leva o Furacão direto para a terceira fase da competição e o clube fica aguardando agora o vencedor da partida entre Paysandu e Naviraiense para saber quem vai ser seu adversário na terceira fase.
O América volta a pensar somente na partida decisiva do segundo turno do Campeonato Potiguar, domingo, em Mossoró, diante do Potiguar. 
 
 
 

Saída de Danielle Winits causa mal-estar em "Malhação"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Danielle Winits vai estar na próxima trama das nove 
  • Danielle Winits vai estar na próxima trama das nove
Foi necessário muito empenho por parte de todas as pessoas envolvidas, para abreviar a participação de Danielle Winits em "Malhação", contrariando o planejamento inicial que era levar a personagem Marcela até o encerramento da temporada.
Não houve como dizer não a uma ordem superior, que determinou a sua imediata liberação para o elenco de "Amor à Vida". Tudo isso, como não poderia deixar de ser, causou um tremendo mal-estar em toda a equipe, pela obrigatoriedade de abrir mão de uma personagem, importante para o desenvolvimento e desfecho de toda a trama.
No entendimento da maioria, uma outra atriz poderia perfeitamente desempenhar as funções da Danielle na próxima das 9, que vai se envolver com um casal gay. Mas é aquilo, na Globo, em outra emissora ou em qualquer lugar do mundo, manda quem pode, obedece quem tem juízo.

UOL

Bom dia!!!

Fonte: Aldo Henrique

Hoje é Sexta, 10 de Maio de 2013
Passados, 130 dias de 2013, faltam 235 dias para 2014
 Estamos na 19.ª semana do ano
 Dia:  
... do guia de turismo.
... da Cozinheira.





DIA DE HOJE NA HISTORIA:

1940 - Segunda Guerra Mundial: começa a Guerra-Relâmpago (blitzkrieg) contra os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo com uma ofensiva generalizada do exército alemão na frente ocidental.
1940 - Segunda Guerra Mundial: As primeiras bombas alemãs são jogadas em Chilham e Petham, em Kent na Inglaterra.
1940 - Segunda Guerra Mundial: Winston Churchill é nomeado Primeiro Ministro do Reino Unido.
1973 - Fundação da Frente Polisário no Saara Ocidental.
1981 - François Mitterrand é eleito presidente da República Francesa.
1982 - Primeira emissão da telenovela portuguesa Vila Faia
1999 - A Rede Manchete muda de nome(passa a se chamar TV!) e encerra suas atividades.
2007 - O Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil, encontra-se com os jovens, no estádio do Pacaembu.
2008 - O Complexo Viário Real Parque é inaugurado na cidade de São Paulo.

Arquivo(s) do blog

As postagens mais vistas